Pedagogia

A pedagogia de Transformance foi desenvolvida a partir da Alfabetização Cultural, em contextos internacionais onde a ameaça à humanidade se tornava crítica e impulsionava a busca por propostas alternativas. Propõe entender, interromper e transformar nossas vidas cotidianas de isolamento, medo, competição e violência através de uma pedagogia de intervenção pessoal e formação coletiva.

Através de nossas linguagens artísticas de expressão, reflexão e performance, Transformance busca o reconhecimento e a transformação do poder inibidor e reprodutor de histórias pessoais na criação de uma nova sensibilidade coletiva; o reconhecimento e transformação de nossas marcas de violação, conflito e exclusão numa nova humanidade de solidariedade e cooperação; e a formação de novas comunidades participativas e motivadas através da construção coletiva de palcos, performances, monumentos, rituais e autoestimas de autodeterminação.

Essa pedagogia é fundamentada especialmente nas propostas de alfabetização e ação cultural pela transformação social do educador brasileiro Paulo Freire. Suas técnicas são aplicadas para cultivar autoconfiança e habilidades criativas de aprendizagem para comunicação intercultural e a convivência em comunidades multiculturais. Elas possibilitam escolas, universidades, centros culturais e espaços de trabalho reconhecer as fontes de criatividade humana para criar comunidades cooperativas e futuros sustentáveis.

Os projetos e cursos de Transformance revelam uma pedagogia em movimento que se adapta aos contextos diversos para cultivar a sensibilidade, autoleitura, motivação, e autoconfiança necessárias para experimentar como processos transculturais de produção coletiva e democraticamente.

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